8 Mitos e Verdade da Prática de Desporto

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Uma vez fui a uma palestra acerca deste assunto e posso dizer que não concordei com tudo o que foi dito, pois ia um bocado contra o que tinha aprendido na faculdade. Porém isto da nova moda de exercício físico trouxa vários lados em que cada um defende o que acha verdade. Eu fiz as minhas pesquisas e com o conhecimento que me foi passado trouxe 8 mitos que andam a correr por aí acerca da prática desportiva. É claro que quando falamos de alguns temos de saber que existem vários grupos dentro desta prática. Podemos ir do atletas de alta competição a praticantes de 1 vez por semana. 



#1 Se suar mais perco mais calorias
Mito. Mas dos grandes. Não pensem que por suar mais que estão a queimar mais calorias. O suor é composto por sais e minerais, e o que realmente leva à perda de peso é a queima de glicose e gordura. Por isso nada a ver com o suor.

#2 Alongar ajuda nas dores do dia a seguir
Há quem diga que é verdade e há que defenda que é mito. Alongar após um treino ajuda no relaxamento muscular, isso sim. Agora por experiência própria os alongamentos ajudam se forem bem feitos. Na minha primeira corrida de 10km as dores do dia a seguir foram terriveis porque pouco alonguei. Já nos meus segundos 10km fui alongada por uma fisioterapeuta logo a seguir a passar a meta e foi a melhor coisa que me fizeram, no dia a seguir quase não tinha dores. Por isso defendo que os alongamentos vai muito além do que conseguimos fazer sozinhos.

#3 Se praticar exercício físico emagreço de certeza
Mito. A perda de peso vai muito além do exercício físico. Podemos fazer muito ginásio e se no final vamos comer um feijoada, não valeu de muito. Costumo dizer que é 70% alimentação e 30% exercício físico. Já conheci inúmeras mulheres, incluindo a minha mãe, que emagreceram aos 10kg sem prática alguma de exercício. É saudável? Não. Obviamente que a dieta completada por exercício físico pelo menos 2 vezes por semana é essencial para um equilíbrio e na aceleração do metabolismo.

#4 A musculação deixa as mulheres grandes
Ai que mito tão grande! Considero a musculação essencial num programa de perda de peso, pois é a mais importante para o ganho de massa muscular. E claro que não é por fazer um pouco de musculação que os músculos vão ficar que nem os do Popeye, seria preciso muito trabalho, e uma alimentação apropriada. E a mulher não tem na sua natureza a vida facilitada para o ganho de massa muscular, pois não temos recursos hormonais que nos façam ficar super musculadas. 


#5 Se fizer exercício em jejum perco mais peso
Óbvio que perde peso e óbvio que corre o risco de cair para o lado. O jejum é um acto benéfico para a saúde e deixo aqui um artigo acerca disso (aqui) mas nunca deve ser praticado em dia de exercício físico, pois não é saudável. Apesar de haver quem defenda que ajuda a "secar". 

#6 O peso na balança é a única coisa que interessa
Mito. No ínicio de programa de emagrecimento é muito comum que a balança apresente mais peso do que aquilo que tinham um mês antes. O corpo não estava habituado e a massa muscular começou a ser trabalhada.  É por isso que se deve medir os perimetros (coxa, abdiminal...) e calcular as percentagens de massa gorda e muscular. Aí sim veremos se de facto há uma diminuição de massa gorda. 

#7 Grávida não podem praticar desporto
Mito.A gravidez não deve ser um estado de confinamento e as mulheres, com gravidez normal, devem ser encorajadas a continuar e a se envolver em actividades físicas. Uma grávida aconselhada por um médico pode ou não praticar exercício. Muito depende também da vida de actividade física antes da gravidez. Mas o mais importante é sem dúvida o aconselhamento do médico, para evitar riscos desnecessários.

#8 Fazer abdominais queima gordura abdominal
Mito. Mas esta é já bem conhecida. Os exercícios abdominais têm como função o fortalecimento da região abdominal. Não existem exercícios que façam perder gordura localizada. Se querem perder a gordurinha da barriga optem por exercícios aeróbicos (corrida, caminhada, bicicleta...). 


Consegui esclarecer algumas dúvidas e desmitificar alguns mitos?


A Pa-trícia


4 comentários:

  1. Há mitos que me assustam mesmo quando as pessoas acreditam tão fielmente neles, como esse do fazer exercício em jejum... tenho mesmo receio do que as pessoas estão a fazer pela vida delas e pela sua saúde...
    Tens de partilhar muito muito muito esta publicação. É mesmo importante que mais e mais pessoas a leiam!!!

    ResponderEliminar
  2. Abordaste os mais típicos e ainda bem que o fizeste. Há pessoas que acham que estão a fazer tudo bem e na verdade estão a fazer tudo mal! Espero que muita gente leia esta tua publicação.

    Blogue Meraki
    Redes sociais: Facebook || Instagram

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do teu conteúdo, algumas coisas eu não sabia...
    Obrigada 😉
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Ola Querida:) Tudo bem?
    Gosteiii do Post:)
    Beijinhos Karina
    Novo post :http://openklosetfashion.blogspot.pt/2018/02/convento-do-espinheiro-historic-hotel.html#disqus_thread

    ResponderEliminar