É saudável? Não pode! | Massa "Carbonara"

domingo, 5 de novembro de 2017



Sempre gostei de experimentar receitas alternativas e saudáveis, porque gosto de me sentir bem comigo mesma. Ainda ando um pouco na transição porque sou realmente gulosa e quando vou a casa no fim de semana não é fácil convencer a minha família que é possível terem uma refeição sem carne ou peixe. Portanto ando nas minhas descobertas e admito que até agora a maior parte não sai com grande gosto. 

Foi então que numa vistona de olhos pelo blogue da Made by Choices me inspirei para o jantar. E a receita dela era uma massa com molho de abóbora. Ótimo para mim porque tinha ali abóbora manteiga que tinha sobrado da escavação para a halloween pumpkin. É um prato bem reconfortante e ótimo para este frio que tanto esperamos. 


A receita da Vânia levava espinafres e eu em vez, pus grão de bico, pois os espinafres tem ferro e a minha hemocromatose não deixa. Portanto adaptei ao meu estilo e ao meu gosto. Por isso vamos lá! 

Vão precisar:
| 250g Massa esparguete (à vossa escolha, a minha era normal)
| 10 Cogumelos
| 3c/sopa  Grão de bico 
| 1 chávena Cajus demolhados (1/2h) 
| Meia Abobora manteiga (média)
| 2 dentes Alho 
| Creme Coco qb
| 4 tomates cherry amarelos 
| Azeite 

1. Pus a massa e a abóbora a cozer em separado.
2. Numa frigideira com um fio de azeite salteei os cogumelhos, o grão de bico já cozinhado e os tomates, juntei lhes especiarias e salsa.
3. Com a abóbora cozida e os cajus demolhados triturei, juntamente com os dentes de alho, e fui lhe juntado creme de côco, até obter um creme sem grumos (o meu molho não ficou como eu queria porque foi com varinha mágica, aconselho num liquidificador).
4. Juntei a massa aldente na frigideira junto com os resto dos ingredientes e envolvi tudo no molho obtido anteriormente, 


Foi a primeira vez que experimentei esta receita e posso dizer que fui aprovada, e eu própria adorei. Diverti-me a fazê-la e é saudável. Pelos menos para mim. Podem não achar a massa super saudável, por isso tem outras opções como massa integral ou a própria sugestão da Vânia (massa de milho e quinoa).  

Espero que gostem! E se experimentarem deixem o vosso feedback! 

A Pa-trícia 

17 comentários:

  1. Que bom aspeto! Vou guardar a receita para experimentar:).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Bom aspeto ! Gosto imenso de fazer essas massas com ingredientes em que e misturar tudo mas as vezes falta me a inspiração. Grao de bico e uma optima ideia! E o molho parece optimo.

    Beijinho,
    Carolina
    W-her-e.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro inspirar em blogues comida saudável como o Made by Choices :)
      Obrigada

      Beijinho*

      Eliminar
  3. As coisas maravilhosas que esta minha babe traz para aqui ! <3

    ResponderEliminar
  4. Ai. Que bom aspecto! Vou guardar este post :D

    Jiji

    ResponderEliminar
  5. Muito bom aspecto! Qualquer coisa com abóbora é maravilhosa! Adoro estes sabores reconfortantes desta esta estação :3

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E uma vez que estamos no tempo da abóbora é ainda mais deliciosa :)
      Obrigada :)

      Eliminar
  6. Excelente aspeto! E o melhor facto... Não tem carne! Ando à procura de receitas desse género! É tão variar e experimentar coisas novas :) Obrigada pela sugestão! Vou guardar :)
    https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    NOVO PROJETO: Estou no início e gostava de opiniões! Se puderes dar uma vista de olhos! Muito Obrigada :) https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Parece-me uma receita bem saudável e super deliciosa!

    My Own Anatomy ✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E sem dúvida que foi um sucesso cá em casa:)

      Beijinhos*

      Eliminar
  8. Não sou de fazer algo super saudável mas confesso que ando a tentar melhorar a minha alimentação diária!

    Essa receita apesar de ter sabores que não gosto, a verdade é que na foto abriu o apetite! Acredito que estava deliciosa!´

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes sempre encontrar ingredientes alternativos :) Sendo esta receita uma boa base para começarmos a nossa mudança :)

      Obrigada:)
      Beijinho*

      Eliminar
  9. Sou filha de nutricionista por isso posso dizer que cá por casa ninguém se preocupa muito com a alimentação no sentido de que estamos habituados a que seja sempre mais ou menos saudável e a rotina já está muito entranhada.
    Assim sendo... a tua carbonara deixou-me com água na boca, sem dúvida algo a acrescentar ao meu "livro de receitas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Aproveita bem os ensinamentos de um mãe nutricionista! De certeza que tem muito para ensinar acerca de alimentação e dos alimentos :)

      Beijinhos*

      Eliminar