Dicas Ecológicas | Adoptei um novo estilo

terça-feira, 17 de abril de 2018

De um momento para o outro deparei me nas redes sociais com inúmeros perfis que abordavam o tema ecologia, poupança, poluição, etc. E não poderia ter ficado mais chocada ao ver certas imagens, como por exemplo,  lixo encontrado em praias onde se conseguia ler no rótulo um prazo de validade que acabava em 1989! Isto é muito grave! Passaram se 20 anos e aquele produto não se degradou. Continua a poluir a água e a terra. Como este há tantos outros... E só me fez sentir triste. Nunca atirei nada ao mar nem nunca tive o hábito de atirar lixo para o chão mas só me fez sentir culpada porque talvez pudesse fazer mais alguma coisa para contribuir por um mundo melhor.


E foi então que pesquisei mais um pouco e havia de facto certos hábitos diários que podia mudar a evitar essencialmente o consumo de plástico. 

1. Cortei nos sacos de plástico. Tinha alguns guardanapos de pano que ninguém usa e então juntei 2 e fiz sacos. Assim quando for comprar legumes e fruta tenho alternativas aos pequenos sacos de plástico.

2. Troquei a minha escova de dentes (e a dele) por uma de bambu. Não foi difícil, custou me 70cent no eBay e vieram numa embalagem de papel reciclado! 

3. Comecei a fazer reciclagem. Nunca imaginei que o iria começar a fazer porque na casa dos meus pais nunca foi hábito. Para já uso os sacos de plástico que há cá por casa para fazer a separação do plástico e quando conseguir acabar com eles logo se verá. 

4. Guardo e uso os frascos de vidro. Comecei a guardar os frascos de vidro do café e outros produtos que consumo para pôr a aveia, as sementes, a granola, etc. 

5. Comprar a granel. É algo que ainda não consegui fazer muito. Pois não é fácil, pelo menos em Coimbra. As lojas que vendem a granel ficam muito afastadas e nem sempre é fácil lá chegar. Creio que deveria ser algo a apostar mais neste país. Em Lisboa existe já a famosa loja Maria Granel onde podem encontrar de tudo. 

6. Comprar no mercado local. Não sei se se pode dizer que é uma dica ecológica mas é sem dúvida uma boa dica. Adoro fazer compras no mercado. Sinto que é tudo mais natural e na minha zona podem encontrar senhoras que vendem o que tem na horta o que é fantástico.


Se ficaram curiosos sobre o assunto pode passar pelo Instargram @lixozeroportugal ou @mintbeach . O trabalho deles é fantástico (que engloba limpeza a praias) e fico sempre sensibilizada com algumas publicações que fazem. Dão dicas e mostram produtos alternativos que normalmente usamos de plástico.

As vezes falho um pouco, nem sempre me lembro de levar os sacos de pano, ou usar a minha garrafa de água. Mas aos poucos eu chego lá :)


A Pa-trícia


4 comentários:

  1. Adorei ficar a par do teu novo estilo!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/ootd-75-classic-look.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Óptimas mudanças, eu também já ando a tentar por algumas em prática.:D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Passei por aqui por acaso e adorei o blog!
    Vou ver essas escovas de dentes! Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post!! É ótimo saber que as pessoas começam a agir e a escolher o que é mais ecológico! Pois tudo o que é bom para o planeta é bom para nós! :)

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.com/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/

    ResponderEliminar