O que aprendi como Personal Trainer até agora

sexta-feira, 10 de agosto de 2018


Se à 10 anos me dissessem que ia estar com esta profissão aos 25 anos eu ia pular de alegria. Porque já sabia que era isto que queria fazer, e que me iria dar gosto para a vida toda. O meu foco foi sempre trabalhar com pessoas com excesso de peso. Querer saber lidar com esse problema em conjunto com alguém e lutar por uma vida mais saudável e equilibrada. E apesar de não ter ainda trabalhado com ninguém com excesso de peso exagerado tem sido muito gratificante ver os progressos dos nossos alunos. Acho que é o que mais me realiza nesta profissão é ver as pessoas que se empenham a ter resultados bons, mesmo que nem sempre sejam visíveis. Ainda sou uma total novata nesta área e há tanta coisa para aprender ainda... Mas tudo a seu tempo, vamos por tópicos:


  1. Nem todas as pessoas tem jeito para o exercício físico - Quando comecei com isto de PT's com amigas achei que seria fácil para elas assim como para mim, porque lidei com elas quase uma vida inteira e era o que pensava. Mas não. Tinham dificuldade em coisas que eu tinha feito a vida toda e era fácil para mim. Achava que era impensável alguém não saber fazer um agachamento, mas existe. Estava a esquecer-me que nem todos temos as mesmas paixões nem vocações. Naquilo que elas são boas eu sou péssima.  E isso foi um processo interior que tive de fazer com o tempo. E com isto aprendi muito, tanto comigo como com todos os meus alunos aprendo todos os dias algo. 
  2. A ter muita paciência -  o profissionalismo deu um super up à minha paciência. É verdade. Considerava me uma pessoa muito pouco paciente. E apercebi me de que ia precisar de interiorizar calma em mim que julgava impossível. E isso fez me extremamente bem!
  3. Nem sempre os alunos se dedicam como queremos - Esta acho que foi o que me fez mais confusão. Porque ao se comprometerem comigo tem principalmente de se comprometer com eles próprios e nem sempre isso acontece. Cabe a nós transmitir motivação e incentivo mas não chega, é preciso haver retorno.
  4. Não há resultados tão rápidos como esperávamos - em consequência do ponto anterior vem este. Nós, personal trainers, queremos ver resultado tanto ou mais do que os próprios alunos. Quando há bons resultados significa que o nosso trabalho foi bem feito e aproveitado. Quando não há, pomos em causa o nosso trabalho e pensamos na dedicação do aluno, não dentro daqueles  minutos de treino mas sim fora no dia-a-dia. E a maior parte das vezes a falta de resultados é de facto algo que não está a ser levado da forma mais correta, em termos de alimentação ou trabalho de casa prescrito.
  5. O aluno não vai chegar sempre ao treino motivado - explicaram me isto no curso e depois vi que realmente era verdade. A pessoa nem sempre dorme bem, há dias que o trabalho foi muito cansativo e é natural que chegue com as energias em baixo e a motivação a zeros. O que os arrasta até ao treino é o compromisso e saber que no fundo vão se sentir melhor se treinarem. Nós, pts, temos de ser compreensivos e dar um treino que os faça sentir melhor e não ainda mais desmotivados. 
  6. Nada vai correr como planeado - não vale planear o treino ao milésimo de segundo porque nunca vai ser como estava programado. No inicio programava os treinos de uma forma demasiado rigorosa. Planeava, planeava e planeava. A maior parte das vezes saí-me ao contrário. Ou porque o aluno chega atrasado, ou porque está com uma dor aqui ou ali, e etc... Aprendi que devemos planear com rigor, sim, as ao mesmo tempo a pensar que poderá não ser conforme o planeado e teremos de dar a volta de alguma forma para que ninguém saia prejudicado. 

Bem, para já estes são os tópicos que achei mais relevantes. Digam me qual é a vossa opinião no vosso mundo de trabalho, se se identificam com algum destes pontos.


A Pa-trícia


1 comentário:

  1. É óptimo poderes fazer aquilo que sempre quiseste e ter esse impacto na vida dos outros.:)

    ResponderEliminar