Vegetariano/Vegan é ser saudável?

sexta-feira, 28 de abril de 2017


Por vários motivos que venho falar sobre este assunto que tem mexido um pouco comigo devido a vários comentários de pessoas que convivem comigo e sobre tudo, pelo facto de agora ser um assunto que se vê em todo o lado.

Eu não sou vegetariana nem vegan. Como carne, peixe, ovos, leite de vaca... Sofrendo já de hemocromatose, já tenho restrições suficientes na minha alimentação. Desde pequena que achava interessante o facto de deixar a carne de lado mas nunca acabei por fazê-lo, porque gosto de comer carne. E agora mais do que nunca preciso dela. Pois muitos alimentos que substituem os nutrientes da carne são os que devo evitar. Adoro e admiro as pessoas veggies. É um estilo e forma de viver desafiante e além disso protege os animais.


Mas a pergunta em questão aqui é se realmente ser vegetariano ou vegan é saudável. Isso é por conta de cada pessoa. Pode ser ou pode não ser. Lá por o prato dizer 'vegetariano' não quer dizer que seja saudável. Existem pratos veggies fritos, refogados... Batata frita não tem nada de animal e não é por isso que é bom para a saúde. Mas é claro que existem as opções saudáveis. 


E por isso cada vez que digo que prefiro comer em casa porque sei o que preparo me dizem "mas olha que lá há prato vegetariano!". E então? Eu como carne e sou saudável. Não quero parecer insensível, mas certas vezes parece mais uma moda do que uma real preocupação pelos animais ou pela própria saúde. Mas cada um escolhe o seu estilo de vida e é bom haver respeito pelas escolhas de cada um, essencialmente.



A Pa-trícia

4 comentários:

  1. Tens toda a razão, há quem se deixe só levar pela moda e não entende nada sobre ser saudável...até aqueles que parece que entendem e que se enchem de coisas com proteína porque "é saudável"...enfim.

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão! Já tinhamos comentado este assunto... nem sempre uma dessas duas opções é ser-se saudável! <3

    ResponderEliminar
  3. Não podia concordar mais contigo. Sou vegan mas sei perfeitamente que nem sempre tenho uma alimentação saudável contudo tento ser o mais possível. Tal como disseste, acho que hoje em dia as pessoas tomam a decisão de deixar comer produtos animais só por ser uma moda e não pelo lado moral!! O que é uma pena! Contudo não tenho nada contra quem come mas claro espero que um dia ainda, pelo menos, tentes deixar de comer um vez por outra!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
  4. falei sobre isto há pouco tempo com uma amiga porque muitas pessoas acham que lá porque se é vegetariano/vegan a alimentação é sempre impecável o que não corresponde à verdade e há muita gente a sofrer de graves carências nutricionais e até com peso a mais. Eu deixei de comer carne há um ano, sou feliz com a minha opção mas fi-lo com cabeça, procurei ajuda nutricional para saber o que deveria comer para colmatar a falta da carne e faço análises regularmente e isto é uma coisa que as pessoas que deixam de o fazer apenas por moda se esquecem é que qualquer decisão alimentar que tomamos tem impacto na nossa vida.

    beijinhos

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar