Plano Alimentar | O que é Hemocromatose?

terça-feira, 7 de março de 2017


Chegou finalmente o dia em que vos escrevo sobre esta doença que irá para sempre fazer parte da minha vida. Uma vez que a minha mãe também sofre deste mal, desde que foi descoberta, que fizemos atenção à alimentação. Não tão bem como pensávamos mas lá íamos tentando. Até que ela decidiu consultar um nutricionista e pesquisar mais sobre a maldita.


A hemocromatose é uma doença hereditária caracterizada por uma absorção exagerada de ferro. O ferro é ingerido normalmente através da alimentação e é absorvido pelo intestino. Quando os depósitos de ferro no organismo estão adequados, a absorção do ferro pelo intestino diminui por forma a evitar a sua acumulação. Na hemocromatose o mecanismo regulador da absorção está alterado, continuando o organismo a absorver ferro independentemente dos depósitos e levando a um progressivo excesso de ferro (sobrecarga).


Até aqui tudo bem, eu pensei 'deixo de comer carnes vermelhas e feijões e está óptimo'. A verdade é que não é bem assim. Há mil e quinhentos alimentos ricos em ferro e que não parecia nada. Há combinações alimentares que ajudam à absorção e outras que ajudam à diminuição. 

Apenas por volta dos meus vinte anos é que as análises deram valores irregulares de ferro e ferritina. Fiz um exame genético para concluir se me era diagnosticado o gene HFE ( O exame do gene HFE determina se a pessoa tem uma das mutações que causam a doença. A mutação mais comum é chamada C282Y) e ali estava ele. Foi aí que comecei a pensar mais no que haveria de comer mas só este ano, depois dos resultados das últimas análises feitas em Dezembro, em que os valores de ferro subiram mais de 100mmol / l. Assustei-me, admito. E decidi logo no momento consultar a minha nutricionista e estabelecer um plano alimentar para combater estes valores. 

Como diagnosticar?
Através de análises de sangue.

Como tratar?
O tratamento mais eficaz será a extração de sangue através de sangrias ou flebotomias. Uma vez que sou mulher e tenho menstruação, e os meus valores de ferritina não são demasiado elevados, ainda não foi necessário tal tratamento. Porém a minha mãe já foi sujeita várias vezes a tal. 
Se não houver tratamentos poderá ocorrer lesões no fígado, ou seja, fibrose hepática ou cirrose hepática.

O que mais evito na minha alimentação?

Consumo de citrinos em conjunto com outros alimentos, pois ajuda à absorção de ferro. E caso o faça bebo um copo de leite pois ajuda à diminuição de absorção. Não como carnes vermelhas e evito ingerir legumes ricos em ferro ( brócolos, espinafres, feijões, couves, batata doce, ervilhas...), beterraba, chá de menta e alimentos processados ricos em ferro. 
O que mais me custa é realmente a laranja, não poder comer quando me apetece, o resto consigo cumprir muito bem. 

@patriciapatriciaaa

Fico feliz por partilhar com vocês finalmente este meu lado um pouco menos bom. Não sou médica mas qualquer dúvida que vos possa surgir, ficarei feliz em responder no que puder.

A Pa-trícia

6 comentários:

  1. A nossa alimentação deve ser mesmo a nossa medicação preferencial quando assim é possível. Não podes comer uma data de coisas mas tenho a certeza que existem outras igualmente deliciosas que podes comer! :D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Somos aquilo que comemos", esta frase faz todo o sentido e penso nela todos os dias :)

      Beijinho*

      Eliminar
  2. Optimo post.
    Por acaso sou uma triste e não conhecia esse "problema".
    Mas vais ver que vais encontrar coisas muito boas das quais podes comer. :)

    Beijinhos,
    http://www.pirilamposemarte.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és nada triste, não é uma doença comum :) O mais normal é a anemia, sendo o contrário da hemocromatose.
      Obrigada :D

      Beijinho*

      Eliminar
  3. É mesmo preciso ter muito cuidado com a nossa alimentação. Muita força :)

    Estou a seguir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso sim, independentemente se temos alguma doença ou não. Obrigada! :')

      Beijinho*

      Eliminar