Plano Alimentar | O Que Mudei

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017


A verdade é que antes não me preocupava com o que comia ao almoço ou há noite (em termos de hidratos) e nem pensava nas horas de refeições ou o que comia antes de ir correr ou depois de um treino de força. E foi por isso, também que fui à nutricionista. Ela ajudou-me a perceber que deveria estabelecer um número de refeições por dia e a que horas deveriam ser, por causa dos treinos ou por causa da hora do jantar. Tenho um horário mais pós-laboral com tenho aulas pelo menos até as 20 horas. Não é fácil gerir tudo mas lá tenho andado a esforçar me por estabelecer uma rotina minimamente aceitável.
Agora faço sete refeições por dia. Quando acordo mais tarde apenas faço seis. Nas primeiras duas semanas não foi fácil. Parecia que estava sempre com fome e queria comer tudo o que me aparecia à frente. Com o inicio do semestre as coisas acalmaram e consegui gerir-me e habituar o meu organismo a só me pedir aquilo que precisa e não a mais.




Incluí a sopa nas minhas refeições principais, todos os dias. E já se tornou tão hábito que não consigo passar sem ela. 

Ao pequeno-almoço continuo com o que fazia, pão de mistura com manteiga de amendoim ou  queijo fresco com sementes de chia e girassol  OU iogurte natural sem açúcar com um colher de sopa de granola e doce light, a acompanhar chá/cevada. 

Meio da manhã, tenho optado por laranjas ou tangerinas.

Ao almoço, sopa, massa/arroz com carne de frango/peru ou peixe, e de sobremesa fruta. 

Primeiro lanche, pão branco com queijo fresco/ ou compota e um iogurte líquido. 


Segundo lanche, uma barra de cereais, ou duas bolachas de arroz/milho com 4 frutos secos. 

Jantar, sopa, carne branca/peixe e um mão de arroz/massa. 

Na ceia, chá com uma peça de fruta (e por vezes duas bolachas de arroz).

E não meto mais nada a boca para além disto. Mas quero salientar que se há dias em que me apetece algo diferente eu como. Não me sinto culpada por isso. Aliás até é saudável para o nosso corpo e nossa mente. Não está nos meus planos perder peso, apenas controlar o ferro e a massa muscular. Vou tentando variar nas refeições principais, nem sempre é fácil com certas restrições que tenho por causa do ferro, mas me vou arranjando. Mais à frente falarei melhor sobre a minha doença que referi neste post.

Agora só espero conseguir seguir este plano em condições, fugindo-lhe só de vez em quando ;)


A Pa-tícia

4 comentários:

  1. Boa sorte para continuares focada neste plano.
    Beijinhos

    http://dailyprinces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que é preciso é foco, eheh
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns e continua assim.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. disseste uma coisa muito importante que é "se me apetece algo de diferente eu como" eu estou sempre a defender exactamente isto o equilibrio e que ser saudavel também é comer fora do plano de vez em quando sem culpas nem remorsos.

    beijinhos
    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar