Diário de uma Nadadora Salvadora - Conversações

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Estando no posto, ou fazendo uma ronda, é inevitável não ouvir as pessoas a falar. Principalmente na minha praia as pessoas adoram 'colar-se' a mim. Depois, é claro, que oiço as conversas, mesmo não querendo e não tendo o mínimo interesse. 

E isto porquê?

Porque oiço cada coisa...
Quando somos crianças os nosso pais/avós tem o hábito de nos pôr medo com alguma coisa. Seja o bicho papão seja o que for. E eu nestas minhas andanças vou ouvindo alguns. Ontem ouvi assim "Quieto senão vem o homem preto e leva-te". Apetecia-me levantar e gritar com aquela mãe. Isso é coisa que se diga a uma criança? Haverá comentário mais racista? É assim que estamos a criar o nosso futuro? Século XXI. Quem é de raça negra é pior que outra raça? Não. Depois admiram-se que os miúdos na escola e já em adultos sejam racistas. Vem da educação. Mas está do 'preto' não é a primeira, já ouvi a do 'cigano' também. Como um miúdo chega à minha beira e diz "Olha sabes quem são aqueles" e eu " não" "são ciganos" "e?" "se me roubam alguma coisa...". E é isso. Uma criatura de 7 anos a me dizer isto. É normal? Não. É educação que traz de casa. Já vi ciganos a roubar à minha frente, mas tal como já vi brancos a fazerem o mesmo. 
Se vou generalizar preto ou cigano, porque não irei fazer o mesmo com branco? 

Outra situação.
As pessoas acham que por falarem baixo que eu não oiço. Estão na praia, ouve-se tudo. Mas tudo mesmo. Eu por acaso faço de conta que não oiço. Mas cuidado quando pensam que não se ouve e ouve melhor que se estivesse ao pé. Ás vezes não gosto de ouvir e ver tão bem. 
Fui abençoada pela vida por crescer a falar francês, e como sabem o mês de Agosto é mais francês que português. Então quando tenho de chamar à atenção algum emigrante de língua francesa, eles na sua ingenuidade pensam que eu não entendo o que eles dizem. Azar o deles que entendo tudinho. Mas deixo-os continuar a falar como se eu não entendesse absolutamente nada. 
Emigrante, cuidado. Nós, que vivemos em Portugal, não somos burros. Safamo-nos a viver neste país. Por isso pensem antes de falar. Seja em que língua for.

Bem, hoje sinto que fui mazinha. Mas não é por mal. Simples desabafos de uma nadadora salvadora. 


A Pa-tícia

2 comentários:

  1. Não conhecia o teu blog, mas já fiquei fã :)
    Ainda não tinha visto nenhuma NS a partilhar as suas experiências :)
    Continua! :D

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar